São Paulo - O técnico Candinho, do Corinthians, que folga nesta rodada da Copa João Havelange, não aceita as críticas de que treina pouco a defesa. As quatro derrotas que a equipe sofreu sob seu comando - em cada jogo o time levou três gols - não foram, segundo ele, conseqüência da falta de orientação adequada aos zagueiros.
"Uma das minhas preocupações desde que cheguei ao Parque São Jorge foi treinar a defesa, principalmente contra jogadas pelo alto", defende-se o treinador. "Quem acompanha meu trabalho no clube pode comprovar isso."
A reação é para explicar um mal-entendido que houve, segundo o técnico, com a declaração do zagueiro Sheidt depois da derrota diante do Sport por 3 a 1, quarta-feira, no Recife. O time levou dois gols de cabeça. Candinho afirmou que o zagueiro não disse que se a defesa tivesse treinado, talvez esse tipo de gol teria sido evitado. "Ele me explicou que não disse que a defesa nunca treina, e sim que falta treinar mais", reagiu o treinador. "Na fase que o time está, inventam muita coisa mesmo."
Os jogadores voltam a treinar nesta segunda-feira como preparação para a partida contra o Internacional, quarta-feira, em Porto Alegre. Esse jogo foi adiado há cerca de um mês, porque na época chovia muito em Porto Alegre.
O treinador poderá contar com a força máxima. Edu, Luizão e Müller, que não enfrentaram o Sport porque estavam machucados poderão reforçar a equipe. Embora tenha chances reduzidas de classificação, o Corinthians ainda não perdeu totalmente as esperanças de brigar pela 12ª vaga. "Vamos tentar uma saída honrosa, vencendo os jogos que faltam para completar a tabela", disse o técnico.
O excesso de peso em alguns jogadores tem sido outro problema para a comissão técnica. O volante Rogério, contratado há cerca de dois meses, ainda briga contra a "balança". Rogério apresentou-se ao Corinthians com três quilos a mais do seu peso normal e não recuperou a forma ideal. O meia Assis vive a mesma situação.
Segundo Candinho, o excesso de peso foi uma das causas para tirar o zagueiro João Carlos do time. O jogador desde sexta-feira está treinando separado dos companheiros, porque não aceitou ficar na reserva.