CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jogadores vão contra proposta da Fifa e Uefa
Sábado, 28 Outubro de 2000, 19h13

Zurique - A entidade que representa os jogadores profissionais de futebol (FIFpro) anunciou que não apóia as propostas sobre as transferências que o grupo de trabalho da Fifa/Uefa apresentará nesta terça-feira à Comissão Européia.

O francês Philippe Piat, vice-presidente da FIFpro disse que as propostas “não levam em consideração as necessidades dos jogadores” e, em particular, no que se refere à duração mínima dos contratos, que para a FIFA tem que ser de três anos

A FIFpro defende os direitos dos jogadores e dos trabalhadores europeus, com tudo o que isto implica: liberdade total no caso de rescisão unilateral do contrato, dos períodos das transferências durante o ano etc. “É o fim das conciliações entre a FIFA e UEFA. Na seqüência, nosso único interlocutor será a Comissão Européia. Que cada um assuma suas responsabilidades”, disse Piat.

O que se constata é que a FIFA e a UEFA trabalharam de maneira dispersa no assunto, apesar do diretor geral da entidade européia, Gerhard Aigner, e o presidente da internacional, Joseph Blatter, terem procurado amenizar seus atritos. Em particular, a UEFA acusa a FIFA de ter tentado negociar isoladamente, na quinta-feira, com a FIFpro, segundo uma fonte. Em todo o caso, os representantes dos jogadores também buscaram um acordo no último momento com a FIFA, através de Piat.

A única esperança de um acordo entre as partes está nas declarações feitas por Viviane Reding, da Comissão Européia encarregada dos esportes, na sexta-feira, em Lille, na França: “Tenho confiança: as propostas concretas do grupo de trabalho estarão prontas. Agora, os especialistas da Comissão devem analisá-las antes de sentarmos à mesa com os responsáveis do futebol. Junto veremos o que é possível fazer”.

Há dois anos a Fifa e Uefa foram advertidas a respeito do atual sistema de transferências que estaria contra a legislação européia sobre a competência e a livre circulação na União Européia.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fifa
Profissionalização dos árbitros começa em dezembro
Fifa suspende Tanzânia por corrupção de cartolas
Blatter crê em acordo para o sistema de transações
Fifa começa a mudar lei de transferências na Europa
Veja lista completa