Rio - A seleção brasileira de futsal goleou a Costa Rica por 12 a 0, neste domingo, no ginásio Constâncio de Oliveira, em Aracaju, em amistoso preparatório para o Mundial da Guatemala, que começa no dia 18 deste mês.
A Costa Rica já havia sido goleada nas outras duas vezes em que enfrentou o Brasil: 14 a 0, no Mundial de 1982; e 15 a 1, no Mundial de Hong Kong, em 1992.
Em toda a primeira etapa o Brasil demonstrou maior superioridade técnica sobre a Costa Rica e a marcação na quadra adversária foi o ponto forte da equipe. O goleiro Lavoisier fez apenas duas intervenções no primeiro tempo, e o ataque brasileiro chegava com facilidade às redes rivais: 6 a 0.
No primeiro ataque brasileiro, Falcão abriu o marcador. Manoel Tobias ampliou com um chute rasteiro. Falcão fez seu segundo gol na partida, depois de um belo passe por cobertura de Índio, do meio da quadra. Os brasileiros continuaram a criar oportunidades, mas o goleiro Randall impediu a marcação de mais alguns gols. Porém, o técnico Vander Iacovino colocou em quadra Anderson, que fez o quarto e quinto gol. Vander Carioca fechou o placar no primeiro tempo.
A supremacia na etapa final continuou e Vander Carioca marcou seu segundo gol na partida. Fininho, numa tabela com Vander Carioca, soltou uma bomba de pé esquerdo e o goleiro José Luis nada pôde fazer. Em seguida, Lenísio ajeitou para Schumacher na entrada da área, que chutou duas vezes antes de marcar. Manoel Tobias em mais um chute rasteiro fez o décimo gol brasileiro. Logo depois, Lenísio fez seu único gol no jogo e Manoel Tobias fechou o placar com um forte chute do meio da quadra, marcando seu terceiro gol no confronto.
Apesar do placar dilatado, o treinador da seleção brasileira aprovou o teste diante de Costa Rica.
"Independentemente da goleada foi um bom teste para o Brasil, pois colocamos em prática o que estávamos realizando nos treinos. Além disso, é bom disputarmos partidas como esta pois o psicológico dos jogadores num jogo como esse é diferente ao de um treino ou amistoso. Neste confronto os jogadores demonstraram que estão evoluindo da forma que eu queria", disse.
Com dois gols na partida, Falcão também percebeu a evolução da equipe brasileira, desde que iniciaram os treinamentos em Fortaleza, há duas semanas.
"Esta partida foi a cara do Brasil. Executamos aquilo que o Vander nos pediu e o resultado só poderia ser esse. Esta é a nova face do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo treinador. A maior mostra disso foram os gols que marquei: exatamente em jogadas que tínhamos treinado", disse.