Rio - A seleção brasileira de futsal entra em quadra para mais um amistoso internacional. Desta vez o adversário será a Costa Rica, às 10h deste domingo, no Ginásio Constâncio de Oliveira, em Aracaju (SE). O confronto entre as duas seleções, que estarão no Campeonato Mundial na Guatemala, entre os dias 18 de novembro e 3 de dezembro, faz parte dos preparativos das equipes para a competição.
Brasil e Costa Rica se enfrentaram em apenas duas oportunidades, ambas em campeonatos mundiais. Nas duas ocasiões, a seleção brasileira goleou o adversário: 14 a 0, no 1° Mundial (Fifusa), disputado em São Paulo, em 1982, e 15 a 1, no II Mundial (Fifa), realizado em Hong Kong, em 1992. Faziam parte do elenco nesta última competição os atletas Fininho e Manoel Tobias, além do técnico Vander Iacovino, que ainda atuava como jogador.
"Vai ser um bom jogo e uma boa oportunidade para observarmos os costarriquenhos, pois poderemos enfrentá-los na segunda fase do Mundial. Não tenho base do que poderão realizar em quadra, mas, com certeza, o fato de terem tirado os Estados Unidos da disputa na Guatemala, os credencia como uma boa equipe. Vamos ver se realmente melhoraram, pois faz muito tempo que não enfrentamos a seleção da Costa Rica", disse o técnico brasileiro, que confirmou para iniciar a partida o goleiro Lavoisier, o fixo André e o ala Manoel Tobias. Os alas Fininho e Falcão e os pivôs Índio e Lenísio ainda são dúvidas.
Manoel Tobias tem opinião parecida com a do treinador. "Faz oito anos que não nos enfrentamos e nem lembrava mais deste jogo. Sabemos que tiraram os Estados Unidos, que é uma seleção mediana no cenário mundial. Vamos conhecer a capacidade deles durante a partida. Por jogarmos em casa, a responsabilidade é toda nossa."