Rio de Janeiro - A tripulação do veleiro Scirocco, de Santa Catarina, comandado por Inácio Vandersem, conquistou neste domingo o bicampeonato da Regata Santos-Rio, na categoria IMS, a principal do evento, com o tempo corrigido de 33h34min54, após percorridas 200 milhas náuticas. O fita azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) foi Mitsubishi, de São Paulo, comandado por Eduardo Souza Ramos, que teve como tático o velejador campeão olímpico em Atlanta, em 1996, e tetracampeão mundial, Robert Scheidt. Após o cálculo do tempo em relação ao tamanho da embarcação, Scheidt e companhia ficaram em 11º.
O campeão da classe ORC foi o veleiro Super Pimpo, de José Luis Couto. O segundo colocado na IMS foi o Touche Petit, de Ernesto Breda, com 1h20min34 a mais em relação ao campeão. O veleiro Sorsa II, de Celso Quintela, foi o terceiro com diferença de 2h37min29.
Torben Grael, que competiu com o Magia e ficou em quarto lugar (36h31min09), continua sendo o recordista da regata. Além dos seis títulos conquistados, na edição de 1995, com o veleiro Polibrasil, completou o percurso com o tempo de 21h25min04.
A 50ª regata, que teve largada às 12 horas de sexta-feira no Iate Clube de Santos, foi prejudicada pelos fracos ventos de sul e assim só terminou domingo no Iate Clube do Rio de Janeiro.