Zurique - A FIFA - entidade que comanda o futebol mundial - quer eleger o melhor jogador e a melhor jogadora de futebol do século XX e para isso, decidiu consultar os torcedores. A entidade relacionou 27 jogadores e oito jogadoras, entre os quais o torcedor poderá escolher o melhor da história.
Para elaborar a lista, a Fifa usou dois critérios: o primeiro leva em conta a eleição anual que a própria entidade realiza, desde o início dos anos 90. Assim, proporcionamente, há muitos mais jogadores que atuaram nesta última década que nas anteriores. O segundo critério foi mesmo subjetivo e por causa disso aparecem jogadores consagrados mundialmente, como Pelé, Di Stefano, Maradona ou Bobby Charlton.
Na lista dos 27 melhores jogadores de futebol de todos os tempos apresentada pela Fifa, há sete brasileiros: Didi, Garrincha, Pelé, Zico, Romário, Ronaldinho e Rivaldo - os três últimos, aclamados na eleição anual da entidade. Além deles, aparecem nomes como os de Maradona, Di Stefano, Puskas, Cruyff, Eusébio, Beckembauer ou Michel Platini. Só dois goleiros estão na lista: o russo Lev Yashin e o italiano Dino Zoff.
Na lista de mulheres não há brasileiras. Nem mesmo Sissi, eleita segunda melhor jogadora do mundo em 99. A favorita para vencer essa eleição é a norte-americana Mia Hamm.
A votação poderá ser feita exclusivamente via internet, até o dia 20 de novembro (o endereço eletrônico é www.fifa.com). O resultado será conhecido em Roma, no dia 11 de dezembro, na solenidade que vai homenagear o melhor jogador da temporada 2000.