Fontana (EUA) - O piloto Gil de Ferran, filho do francês Luc de Ferran e da brasileira Ziza Ferran, nasceu em Paris mas foi criado em São Paulo, onde chegou a cursar Engenharia Mecânica na Faculdade Mauá. É casado com uma inglesa, Angela, tem dois filhos nascidos nos Estados Unidos - Anna Elizabeth e Luke - e considera-se 100% brasileiro. "Devo tudo ao Brasil", diz o novo campeão da Fórmula Indy.
Foi no kart, em São Paulo, que Gil decidiu ser piloto profissional. Ganhou um campeonato da classe B em 83, foi vice da classe A em 84 e arrancou para a Fórmula Ford, levantando o título brasileiro em 87.
Na Inglaterra, entre 88 e 90, ganhou corridas de F-Ford inglesa, de F-Vauxhall e Opel. Em 92, terminou o ano como campeão da Fórmula 3 inglesa com 7 vitórias. Depois passou para a Fórmula 3.000, ganhando três provas entre 93 e 94. Foi sua despedida da Europa.
"Ele nem sempre se sentia bem lá fora. Não tinha muito dinheiro. Era tudo contado. Às vezes, ameaçava largar tudo. Eu falava duro com ele. Tivemos algumas discussões feias. Isso o ajudou a crescer", revela "Gigante", preparador Amandio Ferreira, que acompanha o piloto desde 85 no automobilismo.
Sem espaço na Fórmula 1, Gil foi para a Indy. O respeito que conquistou junto de Jackie Stewart e do executivo Rick Gorne, da Reynard, durante a fase européia, foi decisivo para a carreira na América do Norte. Jim Hall, primeiro chefe de equipe de Gil na Indy, ouviu dos dois dirigentes as melhores referências. E ele correspondeu, conquistado o título de "rookie" (estreante) do ano em 95, superando Christian Fittipaldi por dois pontos.
Em 97, Gil de Ferran transferiu-se para a Walker. Foi o melhor ano do piloto até o título de 2000. Ele foi vice-campeão. O título foi de Alessandro Zanardi. Depois de Émerson Fittipaldi, Gil é o piloto brasileiro que mais venceu na Indy. Ganhou 5 corridas (Émerson venceu 22), sendo duas este ano - Nazareth e Portland -, em seu primeiro ano na equipe Penske.