São Paulo – Já na reta final do campeonato, Palmeiras e Grêmio são os times mais violentos da Copa João Havelange, segundo estatísticas exclusivas feitas pelo Terra Esportes. Já o Internacional vem se destacando como o principal ‘ladrão de bolas’.
Conforme os números, o Palmeiras, de Marco Aurélio, é o clube que mais apelas às faltas. Tem média de 31,7 por jogo (após 19 partidas analisadas), seguido pelo tricolor gaúcho, com 30,9 (com 17 partidas assistidas).
Neste mesmo critério, o rival do Grêmio, o Internacional, aparece como um dos menos faltosos, com 21,6. Só perdendo para o Atlético-MG, com 20,7 faltas por jogo. E o Cruzeiro, do técnico Felipão, conhecido também por sua fama de mandar o time chegar duro, aparece dentro da média das principais equipes, com 24,3 faltas por partida.
O colorado gaúcho ainda se destaca dentro do quesito desarmes, com 20,4 roubos por jogo, ficando logo à frente de Palmeiras e Portuguesa, com 18,6 e 18,3 por partida.
Já o classificado São Paulo e Goiás, que está bem perto da vaga, aparecem curiosamente como os mais bonzinhos e têm os menores índices de desarmes das equipes do Módulo Azul da JH.
Os números mostram ainda uma das razões para o Cruzeiro estar na liderança do campeonato. É a segunda equipe que menos erra passes durante as partidas: 33,5. Só perde para o Goiás, com média de 32,2.
Na pontaria, é bom os torcedores da seleção estarem preparados. Se a equipe do Brasil tiver a mesma média de finalizações do Sport, de Leão, terão que se preparar para o nervosismo.
Apesar da equipe pernambucana ter marcado 34 gols em 20 jogos no campeonato, tem um índice de 11,5 de chutes errados durante as partidas. E acerta quase 7 chutes no gol do adversário. Ou seja, o Sport chuta bastante a gol, mas erra quase que na mesma proporção. Já o São Paulo tem o menor índice de chutes errados, não sendo à toa um dos fatores que colocam a equipe de Levir Culpi como dona do melhor ataque, ao lado de Cruzeiro e Vitória, com 38 gols cada.
Confira abaixo a relação de cada equipe da JH
Finalizações certas
Jogadas de linha de fundo
Desarmes
Faltas cometidas
Posse de bola
Impedimentos
Escanteios
Finalizações erradas