Fontana - O colombiano Juan Pablo Montoya viu suas chances de se despedir da Indy com uma vitória irem pelos ares quando seu motor explodiu a 31 voltas do final da última corrida, em Fontana, na segunda-feira.
Montoya vai disputar a Fórmula 1 a partir do próximo ano, quando pilotará pela Williams. Ele esperava claramente dar adeus aos colegas e rivais do topo do pódio, mas seu Toyota Lola não cooperou.
"É decepcionante", disse o colombiano de 25 anos, que poderia ter conquistado sua terceira vitória depois de terminar em primeiro neste ano em Indianápolis, e em Michigan.
Montoya, que estava em segundo lugar no GP de Fontana, quando seu motor explodiu, conquistou o título da Indy em 1999. Em 10 anos, ele conseguiu 10 vitórias e 14 poles nas 40 corridas que disputou.
Ele terminou a corrida de segunda-feira na décima posição, e o campeonato em nono.
"Sinto-me mal por não ter podido dar à equipe mais um campeonato", disse Montoya. "Teria sido uma grande maneira de compensá-los por terem sido tão bons para mim nesses dois anos."
A próxima fase da carreira de Montoya começa no mês que vem, quando ele participará de sessões de testes da Williams em Barcelona, na Espanha.