Pequim (China) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) visitará Pequim em fevereiro, cinco meses antes da votação para decidir qual será a cidade sede das Olimpíadas de 2008, informou o vice-presidente do comitê de candidatura da cidade na terça-feira.
"A delegação enviada pelo COI vai visitar Pequim de 20 a 25 de fevereiro. Essa será a primeira parada deles", disse Jiang Xiaoyo. Pequim é uma das cidades mais cotadas para vencer a disputa. As outras finalistas são Paris, Toronto, Osaka e Istambul. A votação acontece em julho.
A China, onde vive um quinto da população mundial, nunca sediou uma Olimpíada. Dessa vez, depois de perder para Sydney por dois votos o direito de sediar os Jogos do ano 2000, os organizadores de Pequim estão determinados a vencer. "Fizemos várias preparações em todas as áreas e estamos resolvendo problemas de tráfego e poluição, e melhorando a comunicação", disse Jiang.
A cidade já investiu 13 bilhões de dólares em projetos de proteção ambiental e deverá gastar mais 5,5 bilhões nos próximos três a cinco anos, disse o vice-prefeito de Pequim, Liu Jingmin, também vice-presidente executivo da candidatura.