Stuttgart - Animado com a boa estréia no Masters Series de Stuttgart, na Alemanha, quando venceu o francês Nicolas Escude por 7/6 (10/8) e 7/6 (7/1) e acabou com o tabu diante deste adversário depois de três derrotas consecutivas, Gustavo Kuerten anunciou seu novo objetivo.
Ele quer terminar o ano como número 1 do tênis mundial, não só da Corrida dos Campeões, em que já está na liderança, como também da Lista de Entrada. Guga está em terceiro nesta lista, atrás de Pete Sampras, o líder, e do russo Marat Safin.
Esta semana ainda, Guga poderá transformar-se no 18º tenista da história e o primeiro brasileiro a conquistar a posição de número 1 do mundo no tradicional ranking do tênis.
Ele está a 382 pontos do atual líder, Pete Sampras, e se for campeão em Stuttgart ganharia 500, o que o colocaria como líder, desde que o russo Marat Safin não vá para a final.
Mesmo que não venha conseguir este objetivo agora em Stuttgart, Guga tem muitas chances de terminar o ano como número 1 da Lista de Entradas. Sampras não joga até o Masters de Lisboa, enquanto Safin tem os pontos do campeonato conquistado em Paris, no ano passado, para defender. Tudo dá vantagem ao brasileiro, que tem pontos para descontar só em Lisboa.
Com a proximidade de mais um momento histórico em sua carreira, Guga, pela primeira vez, falou com veemência sobre a possibilidade de terminar a temporada de 2000 como número 1. "Quero terminar o ano como líder e vejo boas chances", afirmou o tenista, em entrevista coletiva após a vitória sobre Escude. "Se o Sampras estivesse jogando estes torneios, acho que ele teria mais vantagem. Mas como está fora, acredito que posso surpreender."
Guga só volta a jogar quinta-feira em Stuttgart, diante do vencedor da partida entre o equatoriano Nicolas Lapentti e o francês Sebastien Grosjean, que se enfrentam nesta quarta.
O tenista brasileiro também mostrou-se satisfeito com a boa estréia na Alemanha, num jogo bem equilibrado. "Poderia até ter perdido esta partida", admitiu Guga. "Mas saquei bem no primeiro set e joguei bem o tie break do segundo."