São Paulo - O piloto paulista João Paulo Oliveira pode entrar para a história do automobilismo sul-americano neste final de semana, quando serão realizadas as duas últimas etapas da Fórmula 3 continental.
Campeão da Classe "B" da categoria em 99, ele está próximo de se tonar o primeiro piloto a conquistar o título em dois anos consecutivos, e o primeiro vencedor na "B" a repetir o feito na categoria principal. "Muita coisa está em jogo nas corridas deste final de semana e eu espero que os ventos soprem a meu favor", declarou o piloto. "Vou fazer a minha parte mas vou precisar de uma pequena ajuda da sorte, que esteve longe de mim em algumas etapas, para ficar com o título", completou o representante da AllInvest/Flytour/Cesário Fórmula.
João Paulo está a 22 pontos do líder Vítor Meira (Amir Nars), e não depende apenas de seus próprios resultados para ser bicampeão. "Tivemos um ano extremamente difícil e enfrentamos um chassis Dallara 2000 praticamente imbatível em algumas corridas. Em outras o meu carro foi melhor e eu consegui diminuir a diferença, mas sei que ainda estou em desvantagem", explica.
As duas últimas corridas da temporada serão realizadas no circuito de Cascavel, no Oeste do Paraná, e os treinos livres começam na manhã de quinta-feira. As características do circuito teoricamente equilibram a disputa entre o carro 94, usado por João Paulo, e o chassis 2000, mas a programação do evento sofreu uma alteração que pode ser primordial para definir o campeão da temporada. "Pelo regulamento, só estão previstos os treinos livres nas quintas-feiras nas pistas que estréiam no campeonato ou que estão fora do calendário a mais de cinco anos", lembrou João Paulo. "Como esse não é o caso de Cascavel, acho muito estranha a decisão de marcarem treinos livres para quinta", emenda o piloto. "Os carros novos nunca andaram em Cascavel e vão poder evoluir mais do que os modelos 94, que já chegaram ao seu limite de desenvolvimento. Como o novo chassi tem muito mais recursos, esse dia a mais de treinos vai ser uma vantagem enorme para o Vitor Meira. Realmente esta atitude da organização é muito estranha", desabafou.
O treino de classificação para a primeira corrida da rodada dupla será disputado sexta-feira, a partir das 15h00. No sábado, a programação oficial do evento prevê para as 11h a tomada de tempos para a corrida de domingo. A largada para a 17ª e penúltima etapa da temporada será às 16h. A prova final está marcada para o dia seguinte, a partir das 15h.