Arilson se mostrou surpreso com a notícia vinda da Espanha, dando conta de que a Justiça espanhola havia expedido um mandado de busca e prisão contra ele. O motivo alegado é que o jogador não teria comparecido a duas audiências sobre seu envolvimento em um acidente de trânsito, ocorrido em 4 de março de 1999, na cidade de Valladolid.
“Fiquei até assustado quando ouvi esse assunto. Na verdade, eu não faltei a duas audiências. Quando a primeira foi marcada, meu advogado achou melhor eu não me pronunciar, para evitar algum problema com o idioma. Então, ele me informou que seria marcada uma nova audiência, possivelmente para o fim deste ano e que o máximo que poderia acontecer era eu perder minha carteira de habilitação na Espanha”, disse Arilson, que ainda afirmou estar tomando algumas providências para resolver o problema.
”Já telefonei para o Jorge Machado, meu procurador, para ele entrar em contato com o Minguella, que é dono do meu passe e também é dono do passe do Rivaldo. Espero que ele consiga resolver isso bem rápido”, falou Arilson.