Leipzig (Alemanha) – A adolescente belga Kim Clijsters se tornou neste domingo a mais jovem tenista a ser campeã do Torneio de Leipzig. Aos 17 anos e cinco meses, ela derrotou na decisão a russa Elena Likhovstseva, cabeça-de-chave número sete.
A partida foi muito equilibrada e no primeiro set a tenista da Rússia teve a oportunidade de vencer em cinco pontos. Porém, a belga manteve a calma, superou os set points e acabou levando a melhor no tie-break, com 8-6.
No segundo set, o equilíbrio voltou a prevalecer mas, no final, Likhovtseva acabou fechando em 6/4. No desempate, Clijsters, que já havia derrotado outra russa na semifinal, Anna Kournikova, se impôs com 6/4 no torneio que distribuiu US$ 635 mil em prêmios.
Pela vitória, Clijsters vai aparecer pela primeira vez entre as 20 melhores do ranking da Associação das Mulheres Tenistas. A nova listagem será divulgada nessa segunda-feira. “Esse é o maior torneio que já venci, apesar de ter sido campeã também em Luxemburgo e Hobart (Austrália). Realmente gostei do jogo que mostrei essa semana. O jogo com Jelena Dokic (tenista australiana) foi certamente o mais importante. Tive um match point contra e consegui reverter. Nas semifinais, fiz provavelmente o melhor jogo de minha carreira contra Kournikova. Hoje (domingo), Ele jogou de forma inacreditável e eu tive que endurecer para me manter na partida. Meu jogo melhorou muito nas últimas semanas e sei que tenho condições de bater as principais jogadoras”, afirmou a campeã.
”Estou um pouco desapontada, mas tive uma boa semana e derrotei grandes jogadoras. Não tive muita pressão e pude jogar tênis e me divertir. Hoje (domingo), tive muitos break points, mas Kim jogo muito bem. Foi meu último torneio no ano. Desisti de jogar na Philadelphia e vou tirar férias até dezembro. Acho que no ano que vem dá para ficar entre as dez melhores”, declarou Likhovtseva.