São Paulo – A tenista belga Dominique Van Roost anunciou nesta quinta-feira que está pendurando a raquete. Medalha de bronze em duplas nos Jogos Olímpicos de Sydney, ela é a número 1 de seu país e ocupa o 18º posto no ranking mundial da Associação das Mulheres Tenistas (WTA, na sigla em inglês).
”Eu senti no início deste ano que havia atingido todos os objetivos que tinha traçado para mim no tênis. A única coisa que faltava era uma medalha olímpica. Eu sabia que era meu objetivo final e então estaria realizada com minha carreira. Na verdade, a carreira foi muito melhor que eu esperada. Cheguei à conclusão que a cada ano, fisicamente, a disputa esta ficando cada vez mais dura no circuito profissional e queria deixar as quadras ainda na minha melhor forma”, afirmou em entrevista coletiva concedida em Bruxelas (Bélgica).
A última partida oficial de Van Roost aconteceu na última semana durante o Torneio de Zurique (Suíça). Ela perdeu, logo na primeira rodada, para a búlgara Magdalena Maleeva por 6/7 (5/7), 6/2 e 7/6 (7/4). Com a decisão anunciada nesta quinta-feira, ela desiste dos torneis de Moscou e Leipzig para os quais estava inscrita em simples. Porém, afirmou que vai cumprir seus compromissos em duplas com a compatriota Ells Callens até o final da temporada. Elas já estão classificadas para o Masters, que reúne as melhores parcerias do ano em Nova York.
Van Roost também disse que vai disputar, em Novembro, da equipe belga que irá disputar as semifinais da Fed Cup, a versão feminina da Davis, em Las Vegas (EUA) no caso de ser convocada. Neste ano, a tenista perdeu a mãe, Louise Anne, devido a um câncer, em março. “Eu já havia me decido antes da morte da minha mãe. Foi uma época muito difícil para mm, mas fico feliz de ter podido superar isso jogando”. A tenista encerra a carreira com quatro títulos de simples e quase US$ 2 milhões arrecadados em prêmios.