São Paulo – Campeã por antecipação do Pan-Americano feminino de handebol, a seleção brasileira assegurou neste domingo o tricampeonato do torneio de forma invicta. Na última rodada, o Brasil liquidou a Argentina. Marcou 42 a 20 (17 a 8).
Sandra e Viviani, com sete jogos gols, foram as artilheiras da partida. A festa, no entanto, foi para Zezé. Ela completou 100 partidas pela seleção brasileira atingindo a marca de 517 gols com a camisa verde e amarela.
O uruguai ficou com o vice-campeonato do Pan e a Groelândia levou o bronze. Os três primeiros asseguraram vaga no Mundial da Itália, que acontece no ano que vem.
Completando a última rodada, o México conseguiu sua primeira vitória ao bater a Colômbia por 24 a 19 (10 a 10). A Groelândia bateu o Uruguai por 27 a 25 (15 a 13).
A seleção do Pan-americano contou com quatro jogadoras do Brasil: a ponta-direita Aninha, a armadora central Zezé, a armadora esquerda Aline Chicória e a pivô Viviani. Pela Groenlândia foram eleitas a goleira Ulla e a ponta-esquerda Bodil. Do Uruguai foi escolhida a armadora direita Maria Cecília. A artilheira da competição foi a mexicana Berenice, que totalizou 37 gols.
Classificação Final: 1º) Brasil, 10 pontos ganhos; 2º) Uruguai, 6; 3º) Groenlândia, 6 (perde no confronto direto); 4º) Argentina, 5; 5º) México, 3 e 6º) Colômbia, 0.