Atenas - Visando os Jogos Olímpicos de 2004, o Comitê Organizador de Atenas (Athoc) deu início nesta quarta-feira a construção da Vila Olímpica, segundo informou a presidente da entidade, Gianna Angelopoulou Daskalaki. O COI chegou a ameçar a Grécia de perder a condição de país-sede devido ao atraso nas obras.
O local que vai abrigar os atletas para mais uma edição do maior evento esportivo do planeta, está localizado a quatro quilômetros do estádio olímpico “Spyros Louis”, cenário principal dos futuros Jogos.
Compreendido em uma área de 124 hectares, a meta é construir 366 prédios com 2.300 apartamentos, sendo 1.320 com três dormitórios de 102 a 155 metros quadrados. O restante das habitações, estas com dois dormitórios, terão de 84 a 97 metros quadrados.
O custo total da obra, que está sob responsabilidade estatal, não foi divulgado. O prazo previsto para a finalização dos edifícios está marcado para o início de 2004. Após o término dos Jogos, os apartamentos serão vendidos.
Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai avaliar o andamento das obras e os preparativos para os Jogos.