Rio – Apesar da declaração do Ministro da Cultura da Grécia, Theodoros Pangalos, de que as propostas que circulam no Comitê Olímico Internacional (COI) não passam de "rumores vulgares e sem sustentação", Atenas corre sério risco de perder os Jogos Olímpicos para Toronto, no Canadá.
A imprensa grega vem responsabilizando "um membro canadense do COI" pelos boatos de que a cidade não apresentaria mais condições de realizar as Olimpíadas. No entanto, o próprio vice-presidente da entidade, Dick Pound, já admitiu esta possibilidade. O que motivou o envio de uma carta de protesto, endereçada ao COI, pelo presidente do comitê organizador das Olímpiadas de Atenas (ATHOC), Gianna Angelopoulos-Daskalaki.
O fato é que desde a última vistoria em agosto,uma série de acontecimentos vem favorecendo o surgimento desses "rumores". Primeiro foi a demissão de um membro do ATHOC após uma discussão com um ministro. Depois, foi o próprio responsável pela organização da olimpíada que pediu demissão por causa de problemas burocráticos.
Na última semana deste mês, entre os dias 22 e 24, o comitê coordenador do COI, segirá para Atenas para mais uma vistoria.