São Paulo - A etapa brasileira da Copa do Mundo de Natação, a primeira no calendário do evento, começa nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, desfalcada de três nadadores brasileiros olímpicos.
O torneio, que será disputado até domingo na piscina do Parque Aquático Julio de Lamare, no Maracanã, contará com 120 brasileiros, mas sentirá a falta de Fernando Scherer, Leonardo Costa e César Quintaes.
Scherer torceu o tornozelo direito -- o mesmo que quase o deixou fora das Olimpíadas de Sydney -- cerca de 15 dias depois de voltar dos Jogos. Segundo o atleta, a torção aconteceu quando ele andava na rua e pisou em um buraco.
Nas Olimpíadas de Sydney, Scherer disputou os 50m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley. A medalha veio nos 4x100m livre, de bronze.
Outro nadador que sofreu uma contusão foi César Quintaes, que participou dos 4x100m livre, como reserva. Ele deslocou um osso do braço também 15 dias após a chegada e, apesar de já ter tirado o gesso, ainda não se sente confiante para nadar.
Leonardo Costa, que disputou os 200m costa e o revezamento 4x200m livre, sentiu uma otite nessa semana e desistiu do torneio.
Mas outros destaques brasileiros estarão no Rio de Janeiro. Entre eles, Gustavo Borges, Rogério Romero, Edvaldo Valério, Carlos Jayme, Alexandre Massura, Luiz Lima e Fabíola Molina, que participaram das Olimpíadas.