Sydney - Luiz Lima, nos 1.500m livre, e o revezamento 4x100m medley serão os últimos brasileiros a entrar na piscina durante os Jogos Olímpicos de Sydney. Eles caem na água nesta quinta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília) para disputar as provas eliminatórias no Centro Aquático de Sydney.
Luiz Lima disputará sua principal prova, na qual é recordista sul-americano (15min17s55) e vice-campeão pan-americano. O revezamento, que também detém o recorde do continente, contará com Alexandre Massura (nado costas), Eduardo Fischer (nado peito), Fernando Scherer (nado borboleta) e Gustavo Borges (nado livre).
Tanto Luiz quanto o revezamento têm chances de chegar a final e o grupo liderado por Gustavo Borges pode até surpreender e conquistar uma medalha. Este ano, só a equipe russa conseguiu fazer um tempo abaixo do melhor tempo brasileiro (3m40s27). No entanto, já é esperada uma equipe americana fortíssima, encabeçada pelo recordista mundial dos 100m costas Lenny Krayzelburg, além dos australianos, que nadam em casa e contam com o recordita mundial dos 100m borboleta, Michael Klim.
As possibilidades de Luiz Lima esbarram na força dos americanos Erik Vedt e Cris Thompson, do ucraniano Igor Chervynskiy, do italiano Emiliano Brembilla, do russo Alexei Filipets e dos australianos Grant Hackett e Kieren Perkins. Este último pretende escrever seu nome na história ao conquistar sua terceira medalha de ouro consecutiva, já que venceu a prova em
Barcelona-92 e Atlanta-96.