São Paulo - A liderança de Gustavo Kuerten na corrida dos campeões só sofrerá ameaça esta semana se Marat Safin chegar à final do torneio de São Petersburgo. Antes disso, o tenista russo não marcará pontos, em razão da média dos cinco melhores resultados em competições da série ATP Tour, assim como Guga só acumulará pontos em Lyon, no caso de alcançar as semifinais. Atualmente, a diferença entre os dois é de três pontos a favor do brasileiro.
A corrida dos campeões não é apenas a soma dos pontos obtidos por um tenista na temporada. São computados os quatro Grand Slam, os nove Masters Series e outras cinco competições da série ATP Tour. Nestes cinco melhores resultados, Guga soma 132 pontos, com 12 referente a pior campanha. Safin tem 187, com 22 como menor pontuação.
Assim, os pontos de Lyon na corrida dos campeões só serão computados se Guga fizer mais do que 12. No caso de alcançar as semifinais, somaria 20 pontos. Safin precisa ir à decisão do título de São Petersburgo para substituir os 22 - da pior campanha - pelo 31 do finalista. Dessa maneira, ameaçaria de fato a liderança do brasileiro no ranking.