São Paulo – Os organizadores do Torneio de Lyon marcaram para esta sexta-feira a terceira partida do brasileiro Gustavo Kuerten na competição. Guga vai encarar o australiano Patrick Rafter na luta por uma vaga nas semifinais do torneio francês que distribui US$ 800 mil em prêmios. O jogo tem início previsto para 15h30 (de Brasília) com acompanhamento online do Terra Esportes. A ESPN-Brasil anuncia transmissão.
Número 1 do ranking mundial, Guga já jogou três vezes contra Rafter e perdeu duas, ambas em quadras rápidas. Em Lyon, o torneio é disputado nesse tipo de quadra, uma especialidade do tenista australiano que já chegou a ser líder na listagem da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
“É sempre um jogo duro quando enfrento o Rafter, apesar de eu já não me assustar mais tanto com esses tenistas que sacam e sobem o tempo todo para a rede. Nos torneios dos Estados Unidos, neste ano, fiz bastante jogos contra tenistas desse estilo e ganhei, por exemplo, do Todd Martin, fiz um jogo super duro com o Tim Henman,” disse Guga. “O Rafter não fica no fundo quase nunca e quando fica só joga bola baixa e com slice. Vou ter que sacar bem, devolver bem e pressioná-lo também. Além disso vou ter que estar bem concentrado e aproveitar todas as chances que eu tiver.”
Nesta quinta-feira, Guga aproveitou a folga de jogos para realizar um treino especial sob comando de Larri Passos. “Treinamos duro, muito saque e devolução. O Rafter vai sacar e subir nos dois saques e vai tentar tirar o Guga do fundo, dando slice curto. Mas, o Guga está jogando super bem e está confiante. No último jogo deles, em Hong Kong, o Guga teve muitas chances de quebrar o saque do Rafter e não conseguiu. Ele vai precisar aproveitar as oportunidades,” disse o técnico do tenista nacional.
A única vitória de Guga em cima de Rafter foi no Aberto de Roma do ano passado. O brasileiro marcou 6/4, 7/5 e 7/6. Neste ano, eles jogaram em julho pela Copa Davis, na quadra de grama de Brisbane, com vantagem do australiano por 6/3, 6/2 e 6/3. No mês passado, se encontraram no Torneio de Honk Kong. Depois de partida disputada, Rafter marcou 7/6 e 6/4.
Se vencer, Guga garante mais 20 pontos na Corrida dos Campeões. Na prática, esses pontos seriam apenas oito pois ele teria que descartar um resultado de 12 pontos (apenas os cinco melhores resultados na série de torneios ATP Tour são contados).