Berlim - Rodrigo Pessoa teve atuação brilhante no Concurso de Salto Internacional de Berlim, na Alemanha. Neste sábado, o cavaleiro brasileiro conquistou o título do Internationales Audi Championat, com vitória na prova final, montando Lianos, e ainda venceu o Das Money Maxx Masters, com a égua Stardust.
Com a vitória de Lianos, Rodrigo ganhou o maior prêmio do concurso: um Audi A8, modelo top de linha da marca alemã, que custa quase R$ 300 mil no Brasil. E com Stardust foram 20 mil marcos alemães que o cavaleiro só poderá retirar de uma conta bancária especial dentro de quatro anos. Mas com rendimento de 100% no período.
A atuação de Rodrigo Pessoa/Lianos na final 2000 do Audi Internationales Championat lembrou a do ano passado, quando o conjunto foi o último a entrar no desempate. Superou, no cronômetro, quatro cavaleiros alemães (Franke Sloothak, Marcus Ehning, Ludger Beerbaum e Ralf Schneider).
Este ano, Pessoa zerou o primeiro percurso de 13 obstáculos e 1m50 de altura. Foi o quarto a entrar no desempate, com sete obstáculos de até 1m60. O tempo a ser batido era de 32,96 segundos, do alemão Lars Nieberg (Loro Piana Giorgio), que havia sido cinco segundos mais rápido do que o primeiro zero ponto do belga Marc van Dijck (Othello).
Rodrigo encurtou a curva entre os obstáculos e concluiu o percurso de desempate em 32s19, tempo que fez o seu principal rival, o alemão Ludger Beerbaum (Goldfver 3), penúltimo a entrar na pista, cometer uma falta, mesmo com toda torcida a favor. O austríaco Hugo Simon, com seu cavalo ET FRH, último conjunto a entrar na pista, também zerou. Mas seu tempo (32s44 foi 25 centésimos mais lento.
Pessoa teve, em seguida, ótimo desempenho na prova “Das Money Maxx Masters”, com 47 conjuntos inscritos e 11 obstáculos de 1m50 de altura no primeiro percurso. Montando a égua Stardust, Rodrigo foi o primeiro a entrar no desempate, disputado por 12 cavaleiros. Seu percurso limpo foi cumprido em 30s95. Houve somente mais um zero, do alemão Otto Becker (Robel´s Grandilot), segundo colocado com 35,36 segundos.
Com as duas importantes atuações numa única noite no CHI de Berlim, concurso que valeu também como quarta seletiva européia para a final da Copa do Mundo 2001, de 19 a 23 de abril, em Gotemburgo (Suécia), Rodrigo Pessoa ficou muito animado com a possibilidade de se manter na liderança do ranking mundial.
No próximo dia 22 de novembro, o cavaleiro pode completar um ano no topo. Mas o seu reino no hipismo mundial nunca esteve tão ameaçado como agora. Com 3.576 pontos, sofre muita pressão do holandês Jeroen Dubbeldam, segundo colocado com 3.362,1 pontos, e do alemão Ludger Beerbaum, terceiro com 3.331,5 pontos.