Rio - A contusão que tirou Romário da seleção brasileira nesta segunda-feira foi a terceira sofrida pelo atacante neste ano. Pela segunda vez em duas semanas, o jogador teve problemas musculares na coxa esquerda, que já tinha lhe impedido de atuar por três rodadas da Copa João Havelange.
Antes disso, ele ficou dois meses inativo por causa de uma contusão no calcanhar esquerdo. Com isso tudo, surge, mais uma vez, a pergunta: Romário terá condições de jogar a Copa de 2002?
Quando o próximo Mundial começar, Romário terá 36 anos, idade avançada para um atacante. Há o temor de que uma aposta em sua longevidade poderia gerar uma frustração semelhante à da Copa da França. Pouco antes da competição, o atacante foi cortado por causa de um problema muscular na panturrilha direita.
Neste ano, jogando pelo Vasco, o atacante parecia ter superado a grande freqüência de contusões que o atingiam no Flamengo. Com uma média de gol superior à das temporadas anteriores, ele voltou a ser presença constante nas listas da seleção. Em 1999, Romário foi chamado apenas uma vez, pelo ex-técnico Wanderley Luxemburgo, para uma partida amistosa contra o Barcelona.
Mas, o desgastante calendário do futebol brasileiro e a sua conhecida fama de fominha voltaram a causar problemas para Romário. Em maio, ele machucou o calcanhar esquerdo e foi cortado da seleção, que disputou dois amistosos na Grã-Bretanha, contra País de Gales e Inglaterra.
A recuperação foi lenta e o atacante ficou de fora de mais quatro partidas das Eliminatórias. Contra o Chile, Luxemburgo optou por não chamá-lo, promovendo o seu retorno no jogo com a Bolívia.
As contusões também serviram como uma das desculpas pela ausência do artilheiro na Olimpíada de Sydney.
O fato de Romário ser atacante torna mais difíceis as previsões sobre o seu futuro na seleção. A musculatura dos jogadores que atuam nesta posição sofre maior desgaste do que a dos outros. As arrancadas constantes e os chutes são sempre motivo de preocupação. Para chegar à Copa de 2002, em totais condições de jogo, Romário terá de saber administrar seu esforço físico.