São Paulo - Após sua primeira corrida desde que sofreu sua segunda cirurgia no joelho direito, em abril, o atacante Ronaldo, da Internazionale, garantiu que voltará a ser o mesmo jogador que encantou o mundo em todos os clubes por onde passou e na própria seleção Brasileira.
"Acredito muito que voltarei a ser o mesmo de antes. Estarei 100% quando retornar aos gramados", disse o jogador, que está há pouco mais de uma semana em um centro de recuperação próximo à cidade de Biarritz, no litoral francês.
Neste local, o craque – que tem feito sete horas diárias de fisioterapia – permanecerá por mais um mês, antes de retornar ao Brasil para as festas de final de ano. "Dei uma corridinha leve e vou manter esta rotina por mais alguns dias, mas ainda é cedo para dizer quando vou voltar a jogar. Prefiro não estabelecer uma data."
O centro onde Ronaldo está se recuperando da cirurgia foi indicado pelo médico francês Gérard Saillant, que o operou duas vezes. De manhã, o atacante da Inter se submete a uma série de exercícios e treinamentos na piscina. À tarde, acontecem os trabalhos de campo, sempre acompanhados de perto pelo fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé.
Concentrado para voltar o quanto antes a fazer o que sabe de melhor, Ronaldo, que está sete quilos acima do peso, está evitando dar entrevistas e receber chamadas telefônicas ou visitas. "O Ronaldo tem de trabalhar muito e duro, mas nada indica que não voltará a ser o que era. Às vezes, um paciente que sofre de uma contusão articular não se recupera por um problema psicológico. Outras vezes, acontece exatamente o contrário. Se ele quiser, poderá voltar normalmente", frisou Petrone.
O especialista que supervisiona todos os trabalhos de recuperação do craque no centro em Biarritz, Patrick Middleton, entende que os médicos da Internazionale não devem exigir demais de Ronaldinho durante a fase final do tratamento, em Milão.
"Quando ele voltar, que não exijam máximo rendimento imediatamente. Ele necessitará de pelo menos oito semanas de treinamento com sua equipe. Precisará ainda de alguns meses jogando para atingir seu nível físico ideal", avaliou Middleton.
Quando o assunto é a Inter de Milão, Ronaldo não deixa de tecer comentários, já que vem acompanhando tudo que acontece com sua equipe, mesmo de fora.
"Vi meus companheiros quando fui assistir a partida com o Vitesse, no mês passado, pela Copa da Uefa. Percebi que o ambiente estava confuso e a torcida intranqüila."