Cotia (SP) - Competir com um carrinho de 11 cavalos, quando se está acostumado com carros de 800 cavalos, pode parecer apenas uma brincadeira de fim de semana. Para Rubens Barrichello e Tony Kanaan, no entanto, que neste sábado largam nas 500 Milhas de kart da Granja Viana, em Cotia, o negócio é coisa séria: "Essa molecada que está aí, alguns campeões de kart, está louca para dá pau na gente", diz Kanaan.
Pilotos de categorias como a Fórmula 1, a exemplo de Rubinho e Luciano Burti, e da Fórmula Indy, como Tony Kanaan e Christian Fittipaldi, são alvos perfeitos para jovens pilotos adolescentes, cheios de vontade, que desejam seguir a mesma trajetória. "O que eles puderem fazer para nos vencer pode acreditar que eles farão", conta Kanaan, rindo, mas sabendo do desafio que é enfrentá-los.
Como tem acontecido desde a origem das 500 Milhas, em 1997, Rubinho, Tony e Christian Fittipaldi formarão um time na prova. Em 1998 eles venceram a corrida, baseada na tradicional 24 horas de kart de Le Mans, etapa do calendário internacional da Federação Internacional de Automobilismo.
"Usamos os mesmos karts, motores Honda e regulamento adotados em Le Mans", fala Felipe Giaffone, da Fórmula Indy Lights, proprietário do belo kartódromo. "Todos competem exatamente com o mesmo equipamento."
Nesta quinta-feira os três. mais Ricardo Mauricio, brasileiro que disputou este ano a Fórmula 3000, deram mais detalhes do que é participar de uma competição tão distinta da que estão acostumados. "Parece mentira, mas sabendo usar o vácuo podemos ganhar de meio a um segundo por volta", explica Rubinho. Uma parte do traçado escolhido usa trecho do veloz circuito oval do kartódromo.
A técnica exigida para ser rápido com um kart de pouca potência tem de ser ainda mais aprimorada que com um carro que sobra potência, comenta o piloto da Ferrari. "Ross Brawn, o responsável pelas nossas brilhantes estratégias, estará em Fiorano, conectado por computador com a nossa equipe daqui", disse o piloto, sem convencer ninguém. A Ferrari trabalha duro na construção do modelo da próxima temporada, previsto para ser apresentado na segunda quinzena de janeiro.
Sobre a notícia publicada pelo diário Gazzetta dello Sport, de que o jovem espanhol Fernando Alonso, de 19 anos, da Fórmula 3000, poderia substituí-lo em 2002, Rubinho comentou: "A Ferrari nem se pronunciou a respeito, isso foi coisa da cabeça do repórter." Claudio Berro, diretor de mídia da Ferrari, confirmou por telefone até mesmo a revolta da equipe com o jornalista Andrea Cremonese, autor da notícia. A Gazzetta dello Sport e a Ferrari pertencem à mesma empresa, a Fiat.
56 equipes e cerca de 280 pilotos disputarão as 500 Milhas, terceira e última etapas do Campeonato de Endurance da Granja Viana. As outras duas foram os 1000 quilômetros, realizada em abril, e as 400 Milhas, em agosto, no traçado oval do circuito. "Quem sabe eu consigo o meu primeiro pódio do ano", lembra Tony Kanaan, que correrá no time de Rubinho e no de Felipe Giaffone. "Minhas chances são maiores." A sua escuderia na Indy, a Mo Nunn, utilizará motor Honda em 2001 em substituição ao Mercedes, que diante do fracasso deste ano abandonou a categoria.
A largada da quarta edição das 500 Milhas amanhã será à meia noite e a sessão que definirá o grid começa às 19 horas. "Em condições normais nós nunca nos confrontaríamos, aqui temos essa chance", lembrou Rubinho. Christian Fittipaldi e Luciano Burti se apresentam para os treinos livres e classificatórios apenas neste sábado.
Os ingressos custam R$ 10,00 para as duas arquibancadas do kartódromo, com ótima visibilidade da pista, bem iluminada. A prova termina domingo às 11h40, independente de serem cumpridas ou não as 500 Milhas. A TV Bandeirantes transmite flashes e os últimos 40 minutos ao vivo.