São Paulo - Tudo pronto no kartódromo da Granja Viana para a disputa das 500 Milhas de kart, que terá sua largada sábado à meia-noite. Os brasileiros Felipe Giaffone, da Indy Lights, e Tony Kanaan, da F-Indy, esperam ansiosos pela prova que terá a duração de quase 12 horas.
Giaffone, Kanaan e Flavio de Andrade correm juntos na equipe Hollywood, mas o extrovertido Tony terá outro desafio: como de costume também correrá pela equipe de Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi. "Quem sabe correndo por duas equipes eu não consiga meu primeiro pódio este ano", brincou o piloto que estreou na equipe Hollywood/Mo Nunn Racing nesta temporada e terminou o campeonato 2000 da F-Indy em 19º lugar.
Em 1998, Tony venceu as 500 Milhas ao lado de Barrichello e Fittipaldi. No ano passado, eles foram os vice-campeões. "Quando fui convidado para disputar a prova, achei que seria tudo em ritmo de brincadeira, mas logo no segundo dia já estávamos pensando numa estratégia para ganhar", lembra Kanaan.
Cinqüenta e cinco equipes estão inscritas para a prova deste ano. Giaffone comentou que o número é quase o dobro da primeira edição das 500 Milhas, disputada em 1997. "No primeiro evento, tínhamos 30 karts e agora são quase 60. Com certeza, a presença do Rubinho, do Tony e do Christian tem feito crescer o interesse das pessoas pela corrida", afirmou.
As 500 Milhas são uma versão brasileira das 24 Horas de Le Mans de kart, na França. "O motor Honda é o mesmo dos karts que disputam Le Mans. É um motor que trabalha numa rotação muito baixa, para evitar que ele seja preparado e para baratear o custo e manter um padrão", explicou Giaffone.
Os treinos de classificação para a prova começam a ser disputados a partir das 19h30 deste sábado. A largada acontecerá à meia-noite e a chegada está prevista para as 11h40 de domingo, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes.