Curitiba - A Maratona Internacional Ecológica de Curitiba entrou definitivamente na agenda dos corredores internacionais. Um ano depois de fazer parte do calendário da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) - que inclui as provas de Nova Iorque, Tóquio, Berlim, Washington e São Paulo - está despertando o interesse de atletas de 11 países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, México, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Inglaterra.
O primeiro atleta estrangeiro a confirmar presença foi o francês Phillipe Gondre, de 37 anos. O corredor queniano Joseph Cheromei, 34, campeão das maratonas de Livorno e Lecce (Itália), neste ano, e quarto lugar na Maratona de São Paulo, em 99, também já está confirmado. “O número de inscrições internacionais superou nossa expectativa. É um indício que a prova já está chamando a atenção fora do Brasil”, disse o coordenador da prova, Eduardo Gallina.
Mesmo com o grande número de atletas estrangeiros, os brasileiros estão confiantes. “Vou brigar mais uma vez por um lugar no pódio e ainda quero fazer um tempo inferior a 2 horas e 20 minutos”, diz o maranhense Arnaldo Sales de Sá, 37, vencedor da prova no ano passado com o tempo de 2h20min06.
O bicampeonato também está nos planos de Maria Sandra Pereira, 28, que no ano passado chegou em primeiro lugar à pedreira Paulo Leminski, com o tempo de 2h48min43. “O traçado curitibano é muito bom, mas as subidas íngremes podem provocar fortes contusões musculares, exigindo dos atletas uma excelente preparação física”, disse a corredora, que nas maratonas de 97 e 98 havia chegado em quarto lugar.
Na categoria especial, para atletas com cadeira de rodas, o casal carioca Iranilson Oliveira, 38, e Lia Mara Pereira Pires, 38, são os favoritos. Casados há 14 anos e com um filho de 10, eles buscam mais uma vitória juntos. Iranilson, que aparece em primeiro lugar no ranking da América do Sul, venceu três vezes a prova na sua categoria e busca o tetracampeonato. “Esta é uma das corridas mais difíceis do mundo”, avalia. Sua esposa, Lia Mara, busca o bicampeonato. Ela venceu a prova em 99.