CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japoneses da Toyota apostam em pilotos brasileiros
Sábado, 18 Novembro de 2000, 19h35
Atualizada: Domingo, 19 Novembro de 2000, 09h34

São Paulo - Depois das cinco vitórias na Fórmula Indy, em 2000, a Toyota prepara-se para a disputa do primeiro título em 2001. A responsabilidade estará nas mãos de quatro pilotos brasileiros. Os testes começaram esta semana em Sebring. Christian Fittipaldi e Roberto Moreno ficaram bem impressionados.

Na temporada deste ano, a Toyota venceu pela primeira vez com Cristiano da Matta, Juan-Pablo Montoya e Jimmy Vasser. Mas as cinco vitórias não foram suficientes para uma classificação melhor no campeonato de construtores, já que contava apenas com duas equipes - Chip Ganassi e PPI Motorsports. A Toyota ficou em terceiro com 275 pontos. A Ford ganhou o título com 335 pontos e a Honda foi a vice-campeã com 313. A Mercedes ficou em quarto lugar. Mas a fábrica já tinha decidido que deixaria a Indy no ano que vem e não investiu no desenvolvimento do motor.

"Gostei muito da aceleração. É mais suave do que o motor Ford e, por isso, mais fácil de trabalhar. Em potência Toyota e Ford se equiparam. Um pode ter uns cinco cavalos a mais do que o outro. Mas isso não faz diferença em motor de 800 cavalos", resumiu Christian Fittipaldi, na sexta-feira à noite, depois de passar o dia testando uma Lola-Toyota 2000 em Sebring. Em 14 e 15 de dezembro, em Homestead, Cristiano da Matta pilotará pela primeira vez o modelo 2001. E Christian deverá testá-lo de 19 a 21 de dezembro.

Por enquanto as Lola-Toyota da Newman Haas estão com o nome dos patrocinadores de 2000. Como a Texaco quer deixar a equipe - porque Michael Andretti transferiu-se para a Green -, é possível que os carros de Christian e Cristiano apresentem nomes de novos patrocinadores no ano que vem. "Os patrocinadores já estão escolhidos mas a equipe optou por não revelá-los por enquanto", explica Christian.

Roberto Moreno também correrá com Toyota em 2001. E diz: "Vou ter um carro para ganhar o título." A equipe Patrick optou pelo conjunto Reynard/Toyota. Para Moreno, o Reynard 2001 é melhor do que o deste ano. No campeonato de chassis, a Reynard venceu em 2000 com 394 pontos contra 312 da Lola.

O quarto brasileiro com Toyota será o rookie (estreante) mineiro Bruno Junqueira. Campeão da Fórmula 3000, Bruno foi contratado pela Chip Ganassi com a missão de substituir Juan Pablo Montoya. A equipe trouxe também o vice-campeão da F-3000, o francês Nicolas Minassian, para companheiro de equipe de Bruno Junqueira, dispensando os trabalhos de Jimmy Vasser.

"O motor tem uma potência fantástica. Ainda tenho de fazer muitos testes até adquirir condições para disputar a prova de abertura", disse Bruno.

Além da Newman Haas, Patrick e Chip Ganassi, outras equipes da Indy estão negociando a possibilidade de correr com motores Toyota no ano que vem. É o caso de PacWest, que não poderá mais contar com o fornecimento dos motores Mercedes. Os pilotos da PacWest para o ano que vem serão Maurício Gugelmin e Scott Dixon (ou Johnny Herbert). A Walker também está conversando com a Toyota. A princípio, o único piloto confirmado é o japonês Tora Takagi.

As equipes de ponta da Ford, em 2001, serão a Player’s Forsythe, com Alex Tagliani e Patrick Carpentier, e Rahal, com Kenny Brack e Max Papis. Também utilizarão motores Ford a nova equipe Sigma, com o piloto brasileiro Max Wilson, e a PPI Motorsports, com o espanhol Oriel Servia. A estreante Zakspeed/Forsythe, que já esteve na F-1, será outra com Ford. A Zakspeed disputou campeonatos de Fórmula 1 entre 1985 e 1989, obtendo apenas dois pontos na temporada de 1997. Associada com a Forsythe, deverá ter dois carros, com os pilotos Bryan Herta e o alemão Marcel Tiemann. Outro alemão, Joerg Muller, também é candidado a uma vaga na equipe.

Com a Honda ficaram as equipes Penske, Green e Mo Nunn dentre as mais importantes. A Mo Nunn, do piloto Tony Kanaan, está fechando acordo para um segundo carro. A nova equipe Fernandez Racing, com os pilotos Adrian Fernandez e o japonês Shinji Nakano - que correu pela Prost e Minardi na F-1 - também vai de Honda.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula Indy
Christian Fittipaldi quer mais sorte no ano que vem
Kanaan diz sonhar trocar Indy por F-1
Junqueira viaja para fazer primeiros testes na Indy
Ida de Herbert para a Indy pode melar
Veja lista completa