São Paulo – A suíça Martina Hingis conquistou neste domingo o título do Masters de Nova York. Ela derrotou, de virada, a americana Monica Seles. Depois de perder o primeiro set por 7/6 (7/5), ganhou os dois seguintes por 6/4.
A partida durou 2h20min. e as duas jogadoras terminaram exaustas. Hingis ganhou o nono título na temporada (Tóquio, Pan Pacific, Miami, Hamburgo, Hetogenbgosch, Montreal, Filderstadt e Zurique) e o 35º de sua carreira. Seu prêmio foi de US$ 500 mil.
No próximo sábado, ela faz um jogo exibição contra a russa Anna Kournikova, no ginásio do Ibirapuera.
Para derrotar Seles, mais velha e mais pesada, Hingis fez prevalecer sua juventude e melhor condição física, depois de perder o 1º set no tie-break. No último game do set decisivo sentiu caimbras na sua perna direita e cometeu uma dupla falta no primeiro match point. Seles, ganhadora do torneio em 1990, aos 16 anos, 91 e 92, teve o seu quarto título nas mãos ao ficar em vantagem no segundo set por 4 a 2, após vencer o primeiro no tie-break. Acabou perdendo e seu esforço obrigou-a a solicitar ajuda para aliviar as caimbras que sentiu no musculo da coxa direita.
No terceiro set as duas tenistas estavam esgotadas e Hingis chegou a abrir a vantagem de 3 a 1, mas Selles reagiu e igualou em 4 a 4. Houve sete quebras de serviço só neste set e no final a suíça venceu, repetindo a conquista de 1998 e se reabilitando pelo fato de não ter ganho um torneio do Grande Slam nesta temporada.
O desempenho de Hingis no Masters garantiu à tenista terminar o ano como número 1 do ranking mundial. É a terceira temporada em que ela fica no topo da listagem da Associação das Mulheres Tenistas (WTA). No sábado, ao lado da russa Anna Kournikova, a suíça havia conquistado o título da chave de duplas.
Foi o último ano que Nova York sediou o Masters. A edição acabou sendo arranhada por uma série de contusões. Entre as jogadoras que desistiram do torneio estavam Serena e Venus Williams.
A partir do ano que vem, o torneio será realizado na Alemanha e Monica Seles já avisou que ela não irá participar. A americana, que foi esfaqueada durante um jogo em solo alemão, disse que nunca mais atuaria no país uma vez que o seu agressor não havia sido condenado a pena de prisão.