São Paulo – Levantamento feito pelos matemáticos do Chance de Gol mostra que apesar de terem a vantagem de decidir a classificação em casa nas oitavas-de-final da Copa João Havelange, Fluminense e Atlético-PR não podem ser considerados favoritos nos duelos contra, respectivamente, São Caetano e Internacional.
Os cálculos das chances são feitos a partir de milhares de simulações. O resultado de um jogo depende da força de cada oponente, mas há também uma dose de acaso e imprevisibilidade. Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas, são consideramos, entre diversos outros fatores: o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários.
Para obter a força de cada time, os matemáticos se baseiam essencialmente em resultados passados e, à medida que as rodadas se realizam, essas forças são atualizadas, modificando as chances de classificação. As forças de cada time são calculadas através de técnicas matemáticas e estatísticas desenvolvidas e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998.
Segundo esses cálculos, no duelo entre São Caetano e Fluminense, o time paulista, apesar de ter vindo da Segunda Divisão (Módulo Amarelo) e jogar a decisão no Maracanã, tem 56,5% de chances de classificação. Já o Inter, aparece com favoritismo de 63.3%.
Clique aqui para ver as projeções dos confrontos das oitavas-de-final.