Rio - Depois de ter sido chamado às pressas para livrar o Botafogo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 1999 e tentar classificar o time para a segunda fase da Copa João Havelange, o que quase conseguiu, Antônio Clemente anunciou nesta terça-feira que não será mais o técnico do Alvinegro na próxima temporada.
Apesar de mostrar competência na função de treinador, Clemente voltará, por decisão sua, a exercer o cargo de diretor técnico e terá como principal atribuição supervisionar a instalação do novo CT do clube, em Marechal Hermes, a exemplo da função que exercia quando trabalhou no Atlético-PR.
Devido à desistência de Clemente em permanecer no cargo, o Botafogo deve partir para a contratação de um treinador. Os mais cotados são Candinho, do !Corinthians!; Nelsinho Baptista, da !Ponte Preta!; e Paulo Autuori, que levou o Alvinegro ao título brasileiro em 1995 e na última segunda-feira pediu demissão do Vitória de Guimarães, de Portugal.
A diretoria do clube ainda não decidiu que jogadores serão contratados e dispensados, mas o meia Tinga, que está emprestado pelo Grêmio, não deve permanecer em General Severiano. Quanto a um suposto interesse do Porto, de Portugal, pelo zagueiro Sandro, o vice-de-futebol Antônio Rodrigues disse que não foi procurado por nenhum dirigente do clube português.
Depois da eliminação na Copa João Havelange, o grupo alvinegro entrou de férias nesta terça-feira. A reapresentação será no dia 21 de dezembro, em Caio Martins, para que sejam realizados os exames médicos. De 27 a 29 do próximo mês, os jogadores realizarão testes físicos e no dia 3 de janeiro do próximo ano iniciarão a pré-temporada. O local da preparação ainda será definido pela diretoria, que tem como opções Além Paraíba, Paraíba do Sul ou uma outra cidade, de nome não divulgado, também no interior fluminense.