Praga - O checo Emil Zatopek, único atleta que conquistou três medalhas de ouro em corridas de longa distância em uma mesma Olimpíada, faleceu na quarta-feira aos 78 anos de idade.
Um representante do Hospital Militar Central de Praga informou à Reuters que Zatopek morreu nesta quarta de manhã, mas não explicou a causa exata da morte.
Zatopek foi hospitalizado no dia 30 de outubro por causa de um derrame cerebral e desde então estava em condições críticas. Essa foi a terceira vez neste ano que Zatopek teve que ser levado ao hospital. Em setembro, ele foi internado com pneumonia e antes havia quebrado a bacia.
A "Locomotiva Humana", maneira como Zatopek era chamado, venceu os 10.000 metros e ficou com a prata nos 5.000m da Olimpíada de Londres, em 1948. Mas seu maior feito aconteceu quatro anos depois, nos Jogos de Helsinque, quando ele venceu os 5.000m, os 10.000m e a maratona em oito dias, com recorde olímpico em todas as provas.
Ele foi expulso do exército e do Partido Comunista por apoiar o movimento democrata de 1968, conhecido como a Primavera de Praga, mas foi contratado pelo Ministério do Esporte até se aposentar, em 1982.
Confira a vida e a carreira de Zatopek
Invasão soviética marcou vida do atleta