Atenas - Ambientalistas gregos que protestam contra os Jogos de 2004 receberam uma equipe de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) na quinta-feira com manifestações usando bambolês.
"Para uma festa de duas semanas, eles querem destruir o país", disse Jason Melissinos, do grupo Cidadãos para o Meio Ambiente.
Este foi o primeiro protesto de rua contra os Jogos, que conta com amplo apoio do público grego, e coincidiu com uma visita de Jacques Rogge, o responsável pela supervisão dos preparativos para os Jogos.
"Estamos aqui para mostrar que o consenso social não é tão unânime quanto o governo gosta de dizer", disse o membro do partido jovem Coalizão de Esquerda, Matina Vassiliou.
Os manifestantes, segundo os quais os Jogos vão provocar estragos ambientais e custarão muito caro, brincaram com os transeuntes no centro de Atenas. Eles chutaram bolas coloridas e dançaram com bambolês, imitando os anéis olímpicos.
"Enquanto todos estão prendendo a respiração para saber se Rogge vai dar sua aprovação, nós gostaríamos de dizer a ele que o país não pode arcar com isso", disse Panos Dotsikas, da Iniciativa dos Cidadãos contra as Olimpíadas.
A equipe de Rogge está em Atenas para inspecionar a organização para os Jogos de 2004.