Atenas - Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, esperam que uma equipe do Comitê Olímpico Internacional (COI) que fará uma visita de três dias nesta semana à cidade fique satisfeita com o empenho grego, apesar da recente demissão do ministro encarregado dos Jogos.
Os representantes do Comitê Organizador de Atenas (Athoc) dizem ter realizado grandes progressos desde que o COI fez sérias advertências, levantando a possibilidade de transferir a Olimpíada para outro lugar.
"Demos passos importantes em toda parte desde agosto", disse à Reuters Serafim Kotrotsos, chefe de comunicações e mídia do Athoc. Ele se referia à escolha de uma empresa para fazer a transmissão dos jogos, a garantia de patrocinadores e o início do trabalho na Vila Olímpica.
O progresso não passou despercebido. O presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, elogiou Atenas na semana passada por ter redobrado seus esforços e disse ter certeza de que os Jogos serão um grande sucesso.
O chefe do comitê de coordenação, Jacques Rogge, havia dito em agosto que a Grécia precisava correr para fazer dos Jogos um sucesso. Fontes no Athoc disseram que, enquanto todos estão confiantes de que Rogge vai dar sua aprovação ao final da visita -de terça a sexta-feira-, ele também vai exigir mais velocidade em alguns setores.
Os organizadores ainda estão indecisos sobre se constróem a vila de jornalistas em apenas um lugar ou se a dividem. Apesar de Atenas já ter 75 por cento dos planos de construção prontos, ainda faltam ser construídos cinco importantes locais de competição e vários outros menores.