Rio - Tande pode chegar nesta sexta-feira à centésima vitória no Circuito BB de Vôlei de Praia.
O jogador, que disputa o Circuito ao lado de Emanuel, precisa apenas derrotar uma das duas duplas que enfrenta na abertura do torneio principal da 11ª e penúltima etapa, em Balneário Camboriú (SC). As partidas terão início às 8h30min, com entrada franca.
A estréia de Tande no vôlei de praia foi em novembro de 1997, no Rio de Janeiro, ao lado do também campeão olímpico Giovane, com quem disputou 131 jogos (86 vitórias e 45 derrotas). Após os Jogos Olímpicos de Sydney, com a volta de Giovane para as quadras, Emanuel passou a ser o parceiro de Tande. A dupla já tem 19 partidas no currículo, com 13 vitórias e seis derrotas.
Vinte e quatro duplas masculinas estarão brigando pelo título da etapa catarinense do Circuito Banco do Brasil. O sistema da competição é de dupla eliminatória, o que significa que duas derrotas provocam a eliminação do torneio. A competição servirá como treinamento para as duplas que representarão o país na última etapa do Circuito Mundial, que será realizada na próxima semana, em Vitória (ES). Zé Marco e Ricardo, vice-campeões em Sydney, já garantiram o título mundial por antecipação. Os dois também podem vencer o Circuito BB deste ano.
Atualmente, estão em segundo lugar no ranking - os líderes são Márcio e Benjamin.
No feminino, 16 duplas estão na disputa. Destaque para Shelda e Adriana Behar (CE/RJ), que vão tentar vencer uma etapa deste ano pela oitava vez - elas foram as campeãs em Maceió (AL), Natal (RN), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Fortaleza (PE), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). As vice-campeãs olímpicas querem recuperar o título do Circuito perdido em 1999 para Sandra e Adriana Samuel, bronze em Sydney.
Nesta quinta-feira, com a disputa de 18 partidas, foram definidas a 12 últimas duplas -oito masculinas e quatro femininas- para o torneio principal. Jacqueline e Maria Clara foram as primeiras a garantir a classificação. Elas venceram as gaúchas Rachel e Carol por 15 a 6. Também classificaram-se Ingrid/Shirley, Tânia/Andréia e Luiza Amélia/Alessandra. No masculino, as vagas ficaram com Alemão/Billy, Edgar/Klepper, Alex/Toninho, Celso/Argentino, Márcio/Pepê, Gleidson/Irineu, Pedrinho/Luciano e Big/Torres.
A eliminação de Loiola e Anjinho logo no primeiro dia do qualifying acabou beneficiando a dupla carioca Márcio/Pepê, que garantiu pela primeira vez a classificação para o torneio principal após a vitória sobre Netto/Metrão por 15 a 11.
Márcio, de 22 anos, está participando de sua quinta etapa no Circuito Banco do Brasil. Pepê, de 20, disputa a competição desde 1999. Ele tinha como parceiro Rico, filho de Bebeto de Freitas, técnico da seleção brasileira vice-campeã olímpica em Los Angeles, em 1984.
"Acho que pelo fato de estarmos jogando juntos apenas pela segunda vez, esta classificação foi precoce. Mas, agora que estamos no torneio principal, vamos tentar jogar o melhor possível. O que vier vai ser lucro", disse Pepê.
"Já ficamos várias vezes na fila para assistir os jogos desse pessoal e agora vamos enfrentá-los. Eles são nossos ídolos e nunca pensei que um dia estaria aqui também", completou.