Santos - O Santos decidiu abandonar a sua "filosofia de investimentos milionários’’ e está preparando uma reformulação para se adequar à realidade atual do futebol brasileiro. "Vamos nos enquadrar, em termos financeiros, à filosofia de que o Santos precisa ser um time forte. Mas dentro da realidade atual’’, avisou o presidente Marcelo Teixeira. Essa disposição coloca em risco a permanência dos jogadores mais caros, como Rincón, Carlos Germano e Dodô.
O dirigente revelou que está sendo feita uma avaliação completa do clube, do quadro de funcionários, da comissão técnica e do elenco.
Vários jogadores serão dispensados, mas as contratações só ocorrerão depois do acerto com o novo técnico, que deve ser mesmo Nelsinho Baptista. Marcelo Teixeira, porém, evita falar sobre o assunto. "É um grande nome, mas neste momento seu time está disputando a Copa João Havelange e não seria ético fazer qualquer contato com ele’’, limita-se a dizer.
Ele não gostou das discussões que seus jogadores mantiveram nos últimos dias no vestiário, dentro de campo e em entrevistas. Esses conflitos envolveram principalmente Edmundo, Rincón, Claudiomiro e Anderson e o dirigente considerou "inadmissível esse tipo de conduta, que não é profissional’’.
Ele revelou que a diretoria já havia advertido os atletas para tais conflitos não voltassem a acontecer. "Nós esperávamos que essas coisas já tivessem terminado e os comentários de Claudiomiro, Anderson e Edmundo foram a gota d’água para que a diretoria tome decisões que venham acabar, de imediato, com essa situação.’’ Teixeira promete maior rigidez em 2001. "Quando o novo treinador chegar, verá que as coisas estarão diferentes e os atletas que permanecerem perceberão que a situação mudou.’’
O presidente revelou que não sabe ainda se Rincón ficará no Santos e disse não se recordar de haver, no contrato, a previsão de multa de R$ 5,8 milhões para o caso de rescisão. "Nem sei se ele permanecerá, mas, se não ficar, não haverá problema. O relacionamento é muito bom em termos profissionais.’’
Teixeira informou que ouviu na Federação Paulista de Futebol um comentário de que o Corinthians estaria interessado em trocar Ricardinho por Rincón.