CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lopes vai passar por novo julgamento no STJD
Quinta-feira, 23 Novembro de 2000, 20h46

O presidente do STJD, Luiz Zveiter, deverá incluir na pauta da última sessão do STJD, provavelmente na segunda quinzena de dezembro

Rio - Punido com 120 dias (pena mínima) pela 2ª Comissão Disciplinar por uso de cocaína, na última quarta-feira, o meia Lopes, do Palmeiras, será submetido a novo julgamento, desta vez no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quinta-feira à tarde, o advogado José Mauro do Couto entrou com recursos necessário e voluntário. O presidente do STJD, Luiz Zveiter, deverá incluir na pauta da última sessão do STJD, provavelmente na segunda quinzena de dezembro.

Segundo Couto, o recurso necessário é automático em casos de doping no futebol. "Quanto ao recurso voluntário, o objetivo é acelerar o processo para o jogador ser julgado ainda este ano", afirmou o advogado, que se mostrou otimista quanto a uma nova chance para o jogador do Palmeiras, que está afastado por quatro meses. A decisão da 2ª Comissão Disciplinar, que condenou Lopes por 3 votos a zero dificilmente será alterada.

Normalmente, o STJD mantém as decisões das duas Comissões Disciplinares. O presidente da 2ª Comissão Disciplinar, Wanderley Rebello, referendou os votos dos auditores, que levaram em consideração o alto grau de acerto e confiabilidade da Comissão Nacional de Controle de Dopagem. "Não importa se o atleta jogou ou não sob o efeito da cocaína, mas sim o que foi encontrado nos exames", disse o procurador do STJD, Ferdinaldo do Nascimento.

O Palmeiras, incurso no artigo 35, parágrafo 1º da portaria 531/85 do MEC recebeu multa de mil Ot´ns (R$ 1mil255), além da perda de parte da renda. Lopes foi flagrado em exame antidoping, por uso de cocaína, na partida entre Atlético/MG e Palmeiras, dia 14 de outubro, no Parque Antártica, pela Copa João Havelange. O laudo emitido pelo Ladetec/UFRJ (prova e contraprova) registrou traços de cocaína na urina do jogador.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Palmeiras
Palmeiras vai pagar exame de DNA para jogador
Palmeirense recorre de punição por doping
Palmeirenses chutam favoritismo
Jogador do Palmeiras é suspenso por 120 dias
Veja lista completa