Rio - Apenas uma surpresa entre as quatro seleções que disputam as semifinais do V Campeonato Brasileiro de Futebol de Areia, que acontecem neste sábado, às 9h, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).
Pela primeira vez nesta fase em um Brasileiro, a equipe do Rio Grande do Norte enfrenta São Paulo, atual vice-campeão, na primeira partida da semifinal. No jogo de fundo, Rio de Janeiro enfrenta o Espírito Santo, campeão da última edição.
Nas duas vezes que se enfrentaram, São Paulo levou a melhor em ambas: 4 a 3 no III Brasileiro e 7 a 5 no IV. Mas os potiguares passam à semifinal motivados por terem eliminado os donos da casa nas quartas-de-final. Os paulistas derrotaram os pernambucanos por 9 a 8. O técnico de São Paulo, Marco Octávio, prevê partida bastante equilibrada.
“Ninguém apostava que o Rio Grande do Norte iria vencer os donos da casa e venceu. É uma equipe forte, que vem motivada pela vitória e deve contar com o apoio da torcida local”, declarou.
O Rio Grande do Norte quer levar o título desta edição do Campeonato Brasileiro para o Nordeste. Para isso o goleiro Anderson, um dos destaques da equipe, descarta o favoritismo paulista. “Aqui não tem favorito. Eles podem ter mais tradição que a gente, mas isso não ganha jogo. Vamos lutar para colocar um time do Nordeste na final e para chegar lá vamos ter de vencê-los. Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos poder chegar lá”, afirmou.
A segunda partida da semifinal será entre os cariocas e os capixabas. Atual campeão da competição, o time do Espírito Santo busca o bicampeonato, para igualar o número de títulos do Rio de Janeiro. Na história do confronto, são duas vitórias para os cariocas e uma derrota, por 5 a 0, no ano passado.
O técnico do Espírito Santo, Jorge Alves, o Índio, não deu folga para a equipe e treinou nesta sexta-feira pela manhã. “Precisamos corrigir alguns detalhes que não estão agradando. Vamos enfrentar o Rio de Janeiro que é uma equipe fortíssima, e que não é campeã há duas temporadas. Então, vamos ter de trabalhar bem”, disse.
Neném, artilheiro do campeonato com oito gols, afirmou que chegou a hora de o Rio de Janeiro voltar a vencer.
O técnico Luís Eduardo, o Nena, concorda, e completou dizendo que a equipe está motivada para enfrentar os capixabas. “Motivação e garra tem sido a nossa característica de jogo até aqui e não vai ser diferente amanhã”.