São Paulo - O único atleta brasileiro que até hoje conquistou duas medalhas de ouro em duas edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, Adhemar Ferreira da Silva, lançará nesta segunda-feira sua biografia, escrita por Tania Mara Saviero.
"Herói por nós - Adhemar Ferreira da Silva, o ouro negro brasileiro", com ilustrações de Victor Burton, conta a trajetória deste brasileiro, nascido em 29 de setembro de 1927, no bairro paulista Casa Verde.
Filho de um ferroviário, que sonhava em ser cantor, Ferreira da Silva pisou numa pista de atletismo pela primeira vez aos 18 anos de idade e, desde então, dedicou-se ao esporte, tornando-se um dos maiores atletas do país.
Destacando-se no salto triplo, Ferreira da Silva se transformou rapidamente no recordista sul-americano e mundial da modalidade.
Foi nos Jogos Olímpicos de Helsinki-52 que conquistou sua primeira medalha de ouro e, na mesma jornada, superou quatro vezes a marca olímpica, saltando 16,22 metros (21 cm a mais que no recorde anterior).
Quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Melbourne-56, Ferreira da Silva repetiu a façanha, conquistando a medalha de ouro, e estabeleceu um novo recorde com a marca de 16,35 metros.
Ele ainda tentou disputar os Jogos de Roma-60, mas ficou de fora por causa de uma tuberculose. Mesmo assim, os brasileiros já o haviam transformado num mito. Se formou em educação física, direito e relações públicas. Durante três anos, entre 1964 e 1967, foi adido cultural na embaixada brasileira em Lagos, na Nigéria.
O prefácio do livro, com textos em inglês e português, é de autoria do lendário atleta americano Carl Lewis, que tem nove medalhas de ouro olímpicas.