Rio - Enquanto os jogadores estão de férias, o assunto que vem dominando o dia-a-dia do Flamengo é a eleição presidencial do próximo dia 4 de dezembro. O atual presidente, Edmundo dos Santos Silva, é candidato à reeleição e poderá ter contra si uma chapa única de oposição. Roberto Abranches e Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, já selaram a união, mas ainda não chegaram a um acordo com Márcio Braga.
"As nossas chapas já estão juntas. No entanto, ainda aguardamos a adesão do Márcio Braga", afirmou Abranches, que poderá esperar até a véspera da eleição para anunciar o nome do candidato da chapa única.
Por seu lado, Márcio Braga disse que está disposto a qualquer coisa para o bem do Flamengo. Porém, ele dá a entender que não abriria mão de sua candidatura:
"Estava acertado que todos os candidatos de oposição participariam de uma pesquisa para saber a aceitação dos sócios e se chegar à uma união, mas o Abranches mudou de idéia e não aceitou.
Márcio afirmou que está disposto a entrar em acordo com qualquer um, menos com o atual presidente, para quem perdeu as eleições em 1998.
"Com Edmundo não tem conversa. Com os outros poderemos chegar a um acordo. O problema é que de nós três, só eu sou oposição. O Capitão Léo foi diretor da atual gestão, enquanto Abranches, como presidente do Conselho Fiscal, aprovou as contas de Edmundo. Eles são apenas dissidentes", disso ele.
Independentemente de quem vencer as eleições do dia 4, a tendência é que o técnico Zagallo seja mantido para a próxima temporada. Edmundo já confirmou a permanência do Velho Lobo, enquanto os candidatos de oposição são unânimes ao afirmar que ele é um excelente nome para comandar o time na temporada de 2001.
Por isto mesmo, Zagallo deve se reunir com alguns membros da comissão técnica e da atual diretoria nesta semana para tirar conclusões sobre o elenco. As "estrelas", como Petkovic, Edílson, Alex, Denílson e Gamarra, serão mantidas. O mesmo não pode ser dito de Athirson, que está de malas prontas para se transferir para a Juventus.
Os jogadores voltarão de férias no dia 26 do próximo mês e passarão por exames médicos. No dia 30, o grupo será dispensado, voltando em 3 de janeiro para o início da pré-temporada, que acontecerá em Teresópolis, Caxambu ou São Lourenço.