Buenos Aires - O atual bicampeão argentino de futebol, River Plate, somou hoje um novo problema para a partida de volta contra o Vasco da Gama, válida pela semifinal da Copa Mercosul e que será disputada na próxima quinta-feira no Rio de Janeiro (o River perdeu por 4-1 na semana passada em Buenos Aires). O problema foi uma discussão entre o treinador Américo 'Tolo' Gallego e o volante Leonel Gancedo.
O jogador preferiu não viajar hoje ao invés de integrar a equipe para continuar no banco de reservas, como tinha em mente o treinador do River.
O problema começou quando Gallego comentou com Gancedo que na partida de quinta-feira em São Januário jogariam os mesmos onze jogadores que perderam na semana passada.
"Vão jogar os mesmos onze. Como você me disse que estava cansado de viajar e não ser titular, te digo que se não quer viajar não o faça", disse Gallego a 'Pipa' Gancedo no vestiário do Monumental (estádio do River), depois da goleada contra o Belgrano por 4-2. A resposta de Gancedo foi "não viajo", conforme comentou a imprensa esta segunda-feira.
"Esta equipe sempre teve fé, mesmo que às vezes tenhamos alguns probleminhas", afirmou Gallego à imprensa, para depois declarar que o jogador não viajará "por problemas pessoais".
Disse ainda que "valorizo muito quando um jogador quer jogar sempre e ser titular. Neste momento eu escalo o melhor para o River, e hoje de volante estão jogando (Pablo) Aimar e (Eduardo) Coudet. O Pipa é um profissional que teria que estar à disposição da comissão técnica. Mas, como não é titular, não quer integrar este grupo".
Depois desta conversa, Gallego se reuniu com os dirigentes do clube para que a situação do jogador seja definida.
Em declarações à rádio Libertad, Gancedo declarou: "eu não tenho problemas nem com ele (Gallego) nem com o grupo. Agradeço às pessoas o apoio que sempre me dão. Na vida deve-se respeitar os códigos, e há muitos para se respeitar. No futebol um deles é não sair da equipe por lesão; eu saí por lesão".
Sobre os códigos, comparou: "posso dizer que (Carlos) Bianchi (treinador do Boca Juniors) colocou (o colombiano Mauricio) Serna no banco quando ele se machucou. Quando melhorou, ele voltou a jogar. Gallego não fez o mesmo comigo. Eu quero jogar sempre, como todos os rapazes. Não me conformo em ganhar dinheiro sentado em um banco de reservas. Com Américo está tudo bem, ele sabe o que penso".
Gancedo desejou sorte a seus companheiros na virtual aventura carioca de quinta-feira, pois "quero o melhor para este grupo".
A relação entre Gallego e Gancedo não era boa desde que o volante teve que sair da equipe por lesão e, ao recuperar-se não voltou a ser titular.
Enquanto isso, o ex-jogador Diego Maradona declarou hoje à radio Rivadavia que o Vasco Da Gama, "é um equipaço e pode meter quatro gols a qualquer hora", como fez contra o River.
Porém, ele também declarou que "não há como culpar o 'Tolo' porque ele planejou a partida da melhor maneira. O River teve muitas oportunidades de gol, porém lamentavelmente não as concretizou".
Os jogadores do River que viajam para o Rio de Janeiro são: Roberto Bonano, Gustavo Lombardi, Roberto Trotta, Mario Yepes, Diego Placente, Eduardo Coudet, Eduardo Berizzo, Pablo Aimar, Ariel Ortega, Javier Saviola, Juan Pablo Angel, Darío Sala, Hernán Garcé, Víctor Zapata, Martín Cardetti, Pedro Sarabia, Nelson Cuevas, Hernán Díaz e Cristian Ledesma.