Os cavaleiros que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney estarão no próximo fim de semana, na Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), para a disputa da final do Campeonato Brasileiro de Triatlo Eqüestre. A competição cresceu em interesse depois da boa campanha da equipe de Concurso Completo de Eqüitação na Austrália, quando terminaram na sexta colocação, a melhor da história do esporte nesta competição.
A disputa começa no sábado, às 9 horas, quando acontece a prova de Adestramento. À tarde, a partir das 13 horas, está marcada a competição de Salto. No domingo, novamente às 9 horas, é a vez da prova de Cross Country.
A final promete ser equilibrada. Um dos destaques do campeonato é o mineiro Vicente Araújo Neto, de Belo Horizonte. Ele venceu a primeira etapa na categoria Sênior e integrou a equipe brasileira que ficou em sexto lugar em Sydney. Ele acabou sendo escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o melhor da modalidade e receberá o prêmio no dia 11 de novembro, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, juntamente com outros 39 atletas. Vicente vai tentar garantir o título da Sênior com Leite Pap Tevere. Ele também vai disputar a categoria Cavalo Novos com Leite Pap Almedrado e Leite Pap Nuradin.
O paulista Eder Pagoto, de Pirassununga, é outro cavaleiro da equipe olímpica que vai estar em Sorocaba neste fim de semana. Ele vem treinando intensivamente e está entre os favoritos. Os outros integrantes da equipe olímpica em Sydney confirmados para a prova são Serguei Fofanoff, Carlos Eduardo Paro, Marcelo Tosi.