Rio - Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ), decidiu que as finais do Campeonato Estadual Masculino terão a presença de três árbitros de fora do estado, além dos três profissionais do Rio escalados para as partidas.
Assim, além de Vander Lobosco, Eduardo Augusto e Nélson Ramos, a federação vai escolher outros três juízes “forasteiros”, que podem ser de Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina, do Paraná ou do Rio Grande do Sul. A definição dependerá apenas da disponibilidade de cada um, já que o fim da competição está previsto para o dia 22 de dezembro.
A medida foi tomada por representantes dos quatro clubes semifinalistas do torneio. A relação com o nome dos árbitros foi elaborada e aprovada pelo vice-presidente do Flamengo, Fernando Shiman; pelo vice-presidente do Vasco, Fernando Lima; pelo supervisor do Fluminense, René Machado e por Paulo Conceição, que respondeu pelo Botafogo.
A Federação já iniciou os primeiros contatos e os nomes devem ser anunciados nos próximos dias. Os confrontos serão apitados por um juiz do Rio e outro de fora.