A recordista brasileira de menores e campeã brasileira de menores e juvenis no lançamento do martelo, Alessandra Mota Peixoto, está desde o último dia 25 na cidade de Santa Fé, na Argentina, participando de um estágio de treinamento específico para o martelo, ao lado dos principais atletas da modalidade da América Latina.
Nascida no município de Maués, Alessandra treina no Centro de Treinamento de Alto Nível (Cetan) e viajou acompanhada da treinadora Margarete Bahia Marques. O estágio está acontecendo no Centro Regional de Desenvolvimento da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) na cidade de Santa Fé. O treinamento se estenderá até o dia 4 de dezembro.
A participação da atleta amazonense neste estágio em Santa Fé é considerada das mais importantes pela Confederação Brasileira de Atletismo. O secretário-geral da entidade, Martinho Nobre, diz que o intercâmbio entre os atletas e treinadores neste tipo de treinamento é muito grande, favorecendo de forma excepcional o desenvolvimento dos atletas.
-Até porque este estágio é específico para a prova de martelo feminino, o que o torna ainda mais seletivo", comenta Martinho.
De acordo com as decisões do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, reunido em Manaus no início do mês, o intercâmbio com atletas e treinadores do exterior será ainda mais incentivado no próximo ano. A CBAt está inclusive desenvolvendo um programa de apoio para proporcionar condições de atletas menores, juvenis e adultos participarem de competições internacionais.