Praga - O funeral do tetracampeão olímpico Emil Zatopek, conhecido como a “Locomotiva Humana”, que faleceu aos 78 anos no último dia 21 em conseqüência de um derrame cerebral, começará no dia 6 de dezembro. Haverá a execução do hino olímpico, em solenidade programada para o Teatro Nacional de Praga, capital da República Checa. Ao lado do caixão, que será coberto com a bandeira do país, estarão presentes 68 medalhistas olímpicos checos.
“Dana Zaptopková, esposa de Emil, campeã olímpica no lançamento de dardo, não quer que seu esposo tenha um funeral oficial, nada que se assemelhe ao enterro de um chefe de Estado. Não quer também discursos fúnebres, apenas palavras de despedida de seus melhores amigos”, informou nesta terça-feira o secretário do Comitê Olímpico Checo, Karol Spacek.
Ao encerramento do funeral, soldados da Guarnição de Praga irão disparar uma salva de tiros.
As palavras de despedida ficarão a cargo do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, do ator e grande amigo do ex-atleta Miroslav Dolezal, de seu companheiro de treinamentos Jindrich Roudny, e dos presidentes da União Checa de Atletismo e do Comitê Olímpico Checo, respectivamente Karel Pilny e Milan Jirasek.