Belo Horizonte - A Seleção Brasileira de Futsal entra em quadra pela última vez nas quartas-de-final do Campeonato Mundial da Guatemala e vai em busca da classificação para as semifinais da competição e da primeira colocação do Grupo E. O adversário brasileiro será a Rússia, à meia-noite (de Brasília), no ginásio G2000, na capital guatemalteca.
Para passar à fase seguinte na primeira posição da chave sem depender de outros resultados, os brasileiros precisam de um empate. As chances de a seleção Canarinho ficar fora do campeonato são mínimas e apenas uma combinação de resultados desastrosa mandará os pentacampeões do mundo de volta para casa: se perder para os russos por oito gols de diferença e o Egito golear a Argentina por uma diferença de 13 gols, na preliminar às 22 horas (de Brasília) no mesmo local.
Na noite da última segunda-feira, duas partidas foram disputadas pelo grupo E: Brasil 4 x 1 Argentina e Egito 6 x 4 Rússia. Apesar da classificação praticamente assegurada, o técnico brasileiro Vander Iacovino mantém o discurso sério e respeitoso. “A Rússia é uma equipe que joga junta há muito tempo e apesar de não ter o Eremenko (que foi expulso no derrota para o Egito) eles irão manter seu padrão de jogo e ainda terão os jogadores Belyy e Tkatchouk, que são excelentes. Não importa a situação do jogo. Eles mantêm o ritmo deles e esse confronto com certeza vai ser muito duro", disse o treinador brasileiro.
BRASIL - Lavoisier, Schumacher, Manoel Tobias, Fininho e Lenísio. No banco Franklin, Rogério, André, Joan, Falcão, Anderson, Almir, Índio e Vander Carioca. Técnico Vander Iacovino.
RÚSSIA - Denisov, Verizhnikov, Alekberov, Markin e Bely. No banco Denis Agafonov, Serguei Malychev, Vladislav Chtchoutchko, Boris Kupetskov, Dmitry Chugunov, Ilya Samokhin, Gennady Ionov e Andrei Tkatchouk. Técnico Mikhail Bondarev.