São Paulo - Estrelas da Olimpíada de Sydney, os holandeses estarão no Meeting de Natação programado para Sydney em 9 de dezembro. Além de Inge de Bruijn, também Pieter van den Hoogenband, o "Hoogie", voltarão ao Aquatic Centre, no Parque Olímpico, onde 14 recordes mundiais foram quebrados e um igualado, durante os Jogos. Só de individuais, foram cinco medalhas de ouro olímpicas conquistadas pelos dois.
O ponto alto do encontro deverá ser nos 50 m livre, quando Hoogenband enfrentaria o australiano-fenômeno Ian Thorpe, o "Thorpedo", que fez 18 anos em outubro, depois de conquistar três ouros olímpicos. Thorpe ainda não confirmou participação, depois de perder totalmente a forma - até reclamou das promoções que teve de acompanhar, nos Estados Unidos e na Europa, ficando sem tempo para treinar.
"Deveremos ter certeza sobre Thorpe neste fim de semana, mas podemos esperar até cinco minutos depois das sete, no sábado (o dia do meeting)", comentou o promotor do evento Ian Hanson.
Esses "skins meetings" envolvem vários tipos de promoção, incluindo provas eliminatórias com cinco atletas cada uma até se encontrarem apenas dois na briga pelo prêmio. Também está no ar um "medley misterioso".
"Hoogie" deixou atônitos os torcedores australianos quando tirou o ouro olímpico dos 200 m livre de Thorpe (com um recorde mundial ainda nas semifinais da prova, ainda quebrado na final). Depois, o holandês derrubou o russo Alexander Popov, quebrando o recorde mundial dos 100 m livre ainda nas semifinais, por 0s34, a maior diferença desde 1976, deixando a prata para Popov na final.
Inge quebrou sete recordes mundiais e igualou outro em nove semanas antes dos Jogos Olímpicos. Em Sydney, a nadadora quebrou outros três, chegando ao ouro nos 100 m borboleta e nos 50 e 100 m livre.
Além de Ian Thorpe, outro australiano da equipe olímpica será destaque no meeting: Grant Hackett, ouro nos 1.500 m.