Rio - O Flamengo terá de desistir da contratação de dois dos reforços pretendidos para a próxima temporada: o lateral-esquerdo Júnior, do Parma, e o meia Vampeta, da Inter de Milão. Os procuradores de ambos descartaram nesta quarta-feira qualquer possibilidade de uma transação envolvendo clubes brasileiros.
Segundo Reinaldo Pitta, representante de Vampeta, o negócio, por enquanto, é inviável, já que o jogador foi vendido recentemente para a Inter de Milão por US$ 18 milhões.
“O Flamengo me procurou, mas descartei a negociação. Que moral eu teria, depois de vender o Vampeta por uma fortuna, para pedir o seu empréstimo? Seria antiético e eu não tenho nem cara para falar com os dirigentes da Inter”, disse.
Pitta chega a ser irônico ao comentar a informação de que o Flamengo poderia tentar incluir um jogador, como parte do pagamento do empréstimo de Vampeta. Os mais cotados eram os atacantes Reinaldo, Adriano e Leandro Machado.
“O Flamengo teria de ceder mais de meio time para ter Vampeta. Além disto, será que o Leandro Machado jogaria no lugar de Vieri? Por enquanto a vinda de Vampeta é impossível, mas se o Flamengo puder esperar mais um pouco, ela poderá ser viabilizada”, afirmou.
Já Oliveira Júnior, procurador do lateral-esquerdo Júnior, ex-Palmeiras, garantiu que não foi procurado por dirigentes rubro-negros. Ele negou com veemência a possibilidade do jogador do Parma deixar o futebol europeu neste momento.
“O Flamengo pode fazer a proposta que quiser, mas o Júnior não será liberado pelo Parma. Ele se reuniu com dirigentes do clube e da Parmalat que garantiram que não vão liberá-lo. Caso ele se transfira, será para um clube da própria Europa. Acho estranho que o Flamengo não tenha me procurado, pois eu sou o representante do Júnior. O Walter Oaquim (vice-presidente de futebol) deve gostar de brincar”, falou.
Com a contratação de Júnior praticamente descartada, o Flamengo deve buscar outras alternativas para substituir Athirson, que está de malas prontas para se transferir para a Juventus. Os mais cotados são Serginho, do Milan, Silvinho, do Arsenal, César, do São Caetano, e Leandro, do Vitória.
Já a contratação de Vampeta é uma das prioridades do presidente Edmundo dos Santos Silva, que tentará a reeleição para o triênio 2001/2002/2003 no dia 4 de dezembro. No entanto, o clube dispõe de outros jogadores para a posição, o que deve mesmo fazer o sonho ser adiado.