Washington - O presidente Bill Clinton e sua família homenagearam centenas de atletas olímpicos dos Estados Unidos em uma cerimônia na Casa Branca, nesta quarta-feira. Os norte-americanos conquistaram 97 medalhas nos Jogos de Sydney.
Clinton, acompanhado de sua mulher Hillary e sua filha Chelsea, posou para fotos com a equipe olímpica depois de elogiar os compatriotas por ganharem mais medalhas do que qualquer outra nação durante as Olimpíadas.
''Nosso espírito olímpico foi colocado em demonstração lá, quando um atleta após outro superava temerosos obstáculos para alcançar a vitória'', afirmou Clinton à multidão. ``Como qualquer norte-americano, fiquei emocionado com a façanha destes extraordinários atletas'', completou.
Falando para um grupo que incluía Lenny Krayzelburg, que conquistou três medalhas de ouro na natação estilo costas, Clinton disse que os Jogos de Sydney quebraram barreiras, particularmente para as mulheres.
Nestes Jogos, as mulheres representaram 42% do total de atletas e pela primeira vez competiram em salto com vara, pólo aquático e levantamento de peso.
``Eu assisti às competições de levantamento de peso e pólo aquático com grande interesse'', afirmou o presidente dos EUA.
Clinton disse que os atletas olímpicos servem se modelo para o grande número de crianças norte-americanas que estão obesas e precisam se exercitar.
No final da cerimônia, o presidente e a primeira dama vestiram a blusa olímpica norte-americana, nas cores vermelha, azul e branca.